sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

O ano de 2015 - Artes Plásticas

2015 será o ano que ficará conhecido como aquele em que ocorreu a definitiva consolidação do Idiocracia.

E é bom saber que isso finalmente acontecerá.

A Idiocracia tem sido a principal característica de nossa civilização e tem se tornado cada vez mais evidente e progressivamente acelerada a partir do início desse nosso Século 21.

Provas de seu surgimento, permanência e evolução estão por todos os lados, em cada meio de manifestação de pensamento, em cada forma de expressão artística e em cada um dos inúmeros instrumentos de comunicação disponíveis e ainda por ser invetados.

Dou alguns exemplos em cada uma das áreas de atividade.


IDIOCRACIA

ARTES PLÁSTICAS

Um artista que se expressa em qualquer técnica, seja pintura, escultura, gravura, dá forma a uma determinada idéia ou concebe uma obra a partir de sua idiossincrasia e de sua visão particular das coisas.


Pinta uma paisagem ou seres vivos e coisas, retratando de forma peculiar que com maior ou menor facilidade cai no gosto do mercado (conjunto formado pela crítica/senso comum/viabilidade comercial).

Descoberto o nicho, tornado produto comercializável, o artista reproduz a mesma obra com ligeira variação. Em seguida, faz outra e mais outra, todas ligeiramente diferentes seja no formato, no ângulo na luminosidade, sempre mantendo o conjunto das obras semelhante àquela primeira que foi bem acolhida pelo mercado.

Apesar da obra ter perdido sua qualidade de ARTE a partir da primeira duplicação, ainda é considerada Artística e seu autor um Artista. Mas é apenas ARTESANATO e seu autor um Artesão.

Podem ser encontradas obras assim por todo lado, seja em marinas, em pássaros ou em geometrias, mesmo em natureza morta, caricaturas e retratos.

Não perdem sua qualidade de Belas e Decorativas, mas deixaram de ser Obras de Arte.

A Idiocracia nas Artes Plásticas se consolida quando é o mercado que atribui qualidades artísticas a uma obra, apesar de ser meramente decorativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário